- Área: 140 m²
- Ano: 2018
-
Fotografias:Daniel Malhão
-
Fabricantes: Duravit, Empedra, Forbo Flooring Systems, Hager, Sika
Descrição enviada pela equipe de projeto. A geometria do lote e a sua reduzida dimensão, 47m2, assumem especial importância na tipologia e forma de distribuição programática. Um programa por piso: Piso 0 - studio, Piso 1 - zona de estar e refeições, Piso 2 - zona de dormir e Piso 3 – terraço. A entrada faz-se no ponto mais baixo, criando uma zona coberta e exterior, definida por um portão metálico, que, ao mesmo tempo, encerra o espaço privado, configura a intimidade do piso 0 e assegura a iluminação.
Um open space do tamanho do lote configura o piso 1. Com 3,20m de altura livre é apenas diferenciada a zona de estar e zona de comer pela mudança de pavimento. A escala da sala é reforçada pelo encosto do grande vão ao teto. A matéria das paredes – betão - vai também, ao longo dos os pisos, construindo planos horizontais funcionais. Neste piso, uma prateleira para livros, tv ou áudio. Numa planta em triângulo, os cantos assumem especial importância.
O ângulo agudo da zona de cozinha é dramatizado com o encosto do vão ao limite e a introdução de um espelho. No outro ângulo agudo, faz-se a escada. Peça metálica que “habita” este vazio de luz que escoa do lanternim de acesso ao terraço. No piso dos quartos a altura livre passa para 2,40m e o ângulo é novamente redefinido, desta vez perpendicular à hipotenusa do triângulo. Virando a Sul. O terraço surge como uma continuidade espacial da edificação; uma verdadeira sala exterior verde.